Minha foto
sintra, Portugal
Sou alguem que nao es tu, sou alguem que está presente, sou alguem que nao morreu, sou alguem que está contente.

domingo, 7 de dezembro de 2008

GOTA
o que é?
A Gota é um distúrbio do metabolismo do ácido úrico através do qual este se deposita em vários tecidos do organismo, tais como articulações e tendões, na forma de cristais de urato de sódio, provocando inflamação. Os cristais formam-se quando os líquidos orgânicos desenvolvem uma alta concentração de urato de sódio que excede a solubilidade limitada do composto. Este aumento pode ser atribuído à formação ou diminuição da eliminação renal e, secundariamente, intestinal.

como se desenvolve?
Crises iniciais de Gota podem ser precipitadas pelo abuso de alimentos ricos em purina, especialmente em combinação com o álcool. As crises também podem ser precipitadas por traumatismos minor, por uma cirurgia, por fadiga, stress emocional ou outros distúrbios clínicos, tais como uma infecção.

retirado de:

é uma doença normalmente causada por excesso de protidos que provoca uma dor insuportável que em mais de 50% das vezes é no dedo grande do pé.
O mecanismo produtor da doença mais frequente é a falta  de um mecanismo enzimático que deita fora o ácido úrico pelos rins. Não havendo eliminação adequada, aumenta a concentração no sangue.


sistema digestivo

Photobucket

boca:
zona por onde entra o alimento, e onde começa a digestão, os dentes mastigao com o auxilio do  das glandulas salivares que produzem a saliva.

esofago:
"caminho" que o alimento precorre ate chegar ao estomago

estomago:
orgão onde o alimento se mistura com o suco gastrico einicia o seu caminho para o intestino delgado.

figado: 
armazena e matabuliza vitaminas, desintoxicação de toxinas químicas produzidas pelo organismo, filtragem mecânica de bactérias.

pancreas:
o pancreas produz quimicos chamados enzinas, que sao essenciais a digestao, e produz tambem a insulina, que é responsavel pelo iquilibrio dos niveis de açucar no sangue.

intestino delgado:
é um orgao que absorve os notrientes "bons" para irem para o sangue,  os "maus" vao para o intestino grosso.

intestino grosso:
é onde se acumulam as partes que vao ser dispensadas em forma de feses, pssanso pelo recto e depois pelo anus.